Monday, March 13, 2023

Life Poem 6

Uma mulher idosa
como eu
ainda protege o seu coração, os seus pés
ou o que quer que seja
tem nele o fogo
da existência.
Da minha boca
queimando os meus dentes
vem um calor intenso
que cheira a limões,
é doce,
contém alegria e tristeza.
Deixem-me arder!
Ela ainda luta
pela justiça,
canções, imagens,
para proteger as pedras debaixo dos seus pés flamejantes.
Anseio por arder durante muito tempo.
Desliguem as mangueiras de água!
Deixem-na queimar o pó
como ela desejar, à medida que caminha,
com os seus próprios dois pés,
ao seu próprio ritmo,
para o rio mais distante deste país.

An old woman
like me
still protects her heart, her feet
or whatever
has in it the fire
of existence.
From my mouth
scorching my teeth
comes an intense heat
that smells like lemons,
is sweet,
contains joy and sadness.
Let me burn!
I still fight
for justice,
songs, images,
to protect the stones under my flaming feet.
I long to burn for a long time.
Turn off the water hoses!
Let me burn the dust
as I wish, as I walk,
on my own two feet,
at my own pace,
to the farthest river in this country.